domingo, 7 de julho de 2013

Adeus, Fraldas

Foi tudo tão fácil que até agora não acredito. Isabel não usa mais fraldas. Assim. Simplesmente.

Desde que falei sobre isso por aqui, adquirimos o hábito de levantarmos juntas, e fazer o xixi matinal (eu no vaso e ela no penico) ao mesmo tempo. Depois, perguntava a ela se ela queria colocar fralda ou calcinha...e seguia a vontade da freguesinha. Normalmente, na hora de ir para a pracinha ela aceitava a fralda e assim seguíamos. Isso até sábado...

Sábado amanheceu como todos os outros dias. Levantamos juntas, deixamos papai na cama e fomos fazer nosso xixi. Eu fiz o meu mas ela, bem, não fez em uma gotinha sequer. Mesmo assim, pediu para colocar calcinha. Fiquei bem tensa, pensando na poça que aguardava meu chão, mas coloquei a calcinha como ela pediu.

Tomamos café da manhã, toda hora eu perguntava se ela queria fazer xixi. Não. ela não queria.

Ela acabou de comer e ficou saracuteando pela casa enquanto o pai e eu terminávamos de comer. E eis que,  sem dizer palavra, ela abaixa a calcinha, senta no penico, faz xixi e se veste. Sozinha! Avisa depois: "pessoal, fiz xixi!" Pouco depois, mesma coisa: abaixa a calcinha senta, se espreme, fica vermelha e pergunta "mamãe, fiz cocô. E agora?"

E passa o restante do tempo que ficaríamos em casa de calcinha, usando o penico como se sempre tivesse feito aquilo. Mas...a gente ia sair. Para longe!! Pegaríamos ônibus, depois metrô E agora? Seria realmente u a pena não continuar com um processo que começou tão lindo e espontâneo, né não? Seguramos na mão de Deus e fomos de calcinha!!

Chegamos, brincamos, comemos, bebemos...e eu perguntando do xixi a todo instante. Isabel super desenvolta sem a fralda, curtindo a liberdade recém-adquirida. Eu? Bom, eu tava tensa. Até que, finalmente, veio o pedido "mamãe, quero fazer xixi".

Todo mundo sempre me disse que, quando a criança fala isso, é porque ela já está praticamente fazendo. Por isso, e apenas por isso, corri. Peguei a filha pelo braço e saí correndo atrás do banheiro. Estávamos longe. Corri o mais que pude. Chegamos secas. Ufa!! Sonho meu...o banheiro era daqueles que precisam de moeda para entrar. Adivinha onde estava a bolsa? Láááááá em cima, junto com o pai e os nossos amigos. Analisei a situação e decidi esquecer um pouco os bons modos: a situação requeria medidas drásticas. "Filha, vai na moita mesmo."

-Na moita,mamãe?
-É. Vamos praquele cantinho...
-Fora do banheiro? Sem penico?
-É filha. abaixa aqui...isso...agora faz.
-Mas mamãe...eu não sou cachorrinho pra fazer xixi na plantinha!!

Alguém merece lição de moral de criança? Ela estava certissima. Vesti-a o nmais rápido que pude, voltei para o nosso piquenique, peguei a moeda, desci de novo, entramos no banheiro...IMUNDO!!

-Mamãe, esse banheiro está muito sujo...
-Não toca em nada, filha! Vamos tirar a roupa...assim...isso. Mamãe te levanta e te segura...Agora faz seu xixi!
-Mas mamãe...aqui tá muito sujo! Tem cocô por todo lado. Limpa!
-Filha, não dá. Faz assim mesmo.
-Mamãe, não consigo fazer xixi nessa sujeira.

Sacaram o desespero desta pobre mãe? Pânico me definia.

Voltei aos nossos amigos e decretei que iríamos embora. Catar um banheiro para minha filha recém desfraldada virou prioridade.

Liguei para a madrinha-comadre-mestre-lu. estávamos perto da casa dela. Não atendeu.
Liguei pra mamis. Estávamos mais perto da casa dela que da nossa. Atendeu. Não estava em casa. Chegaria em 20 minutos. Bom, em 20 minutos a filha certamente precisaria de um banho, caso não achássemos um banheiro antes. "Vou praí, mãe."

Foi aí que vi uma salvadora Loja Americana. Entrei e procurei logo o banheiro. Não havia banheiro para clientes. Desespero total. Bom, mas lá eles vendem...penico! Comprei um. Mas não. Minha filha não pareceu disposta a fazer xixi num cantinho qualquer, mesmo no seu penico novo.

Pegamos um ônibus e, em vinte minutos e ainda secas, chegamos à casa da minha mãe. Colocamos o penico no chão e...Isabel fez seu xixi lá. Carinha de alívio dela e minha!

Passamos a tarde com minha mãe. Todos os cocôs e xixis foram feitos direitinho no penico. Quer dizer, um escapou um pouquinho porque, né, a brincadeira tava muito divertida. Mesmo assim, nos primeiros pingos ela disse "mamãe, esqueci que tava de calcinha..." Eu a limpei, troquei e só depois ela disse que tinha que "terminar o xixi" no penico.

E aí chegou a noite. E aí eu quis botar fralda para dormir. E aí que ela disse "mas mamãe, eu não uso mais fralda, esqueceu?"

Só consegui colocar a fralda com ela dormindo. Na manhã seguinte, fralda seca e filha frustrada: mas mamãe...eu não uso mais fralda!! Por que você colocou fralda em mim? E foi assim que, depois de um dia inteiro sem nenhum acidente, fazendo tudo, absolutamente tudo no penico, ela dormiu sem fralda. Na madrugada, me perguntou "mamãe, eu estou de fralda ou de calcinha?"

-De calcinha, filha.
-Então eu preciso fazer xixi no meu peniquinho!

E fez!

Isso aconteceu há uma semana e um dia. De lá pra cá, aconteceram exatamente 3 escapes: um diurno, na casa da vovó (que esqueceu de levá-la ao penico) e dois noturnos. Numa das noites, papai esqueceu de levá-la ao penico antes de dormir e na outra ela estava muito cansada e não acordou. No restante do tempo sucesso total! Posso considerar minha filha desfraldada, pois não?

Observações e reflexões
- Quando ela fez 2 anos, foi uma enxurrada de pitaqueiros avisando que estava na hora de tirar as fraldas. Não senti isso na minha filha, bati o pé (nem sempre com educação) e não tirei. O mesmo aconteceu quando chegou o verão. Até penico queriam dar de presente. De novo bati o pé, de novo nem sempre educadamente, de novo não tirei as fraldas naquela ocasião.

- Ela foi a penúltima criança a desfraldar na turminha da creche. Também lá, ouvi algumas solicitações para que desfraldássemos. O método sugerido me pareceu bastante autoritário: tirar as fraldas e pronto. Não fiz. Diante das insistências, inventei que "a psicologa" havia dito que ela estaria passando por um período "traumático" por causa daa minha doença e que, por isso, ela disse para "atrasar" o desfralde. Se alguém da creche ler isso, perdão. Mas é que eu não queria impor um desfralde sem achar que era a hora da minha filha...espero que a amizade continue :)

- Finalmente, desfraldamos no inverno e justamente no momento em que estamos trocando a criança de creche. Sem traumas e sem dificuldade. Acredito que isso seja porque não escolhi o momento de fazer isso: foi ela quem escolheu. Então, ela estava pronta.

- Minha filha é uma lady e praticamente não faz xixi na rua. Orgulho da mamãe ;P

2 comentários:

  1. ô lindeza!!!
    *-*

    é muito gostoso acompanhar cada conquista
    Deus Abençoe vcs!
    ;*

    ResponderExcluir
  2. isabel ídola. (: parabéns por tudo: pela conquista e pelo respeito ao tempo dela.

    ResponderExcluir